Recuperação do rio Pinheiros volta à pauta
da Prefeitura e do Governo do Estado


No final de 2012, duas notícias publicadas no Portal Estadão nos chamaram a atenção por mostrar o interesse dos governos em reincorporar os rios de São Paulo à paisagem urbana.

Nesta entrevista, o prefeito eleito Fernando Haddad (PT) falou de sua expectativa de recuperar os rios, nos conceitos com que pretende trabalhar para este programa já no primeiro ano de mandato, e da importância do tema também para que a cidade recupere sua autoestima. Clique para ler.

Já o governador Geraldo Alckmin (PSDB) nesta matéria fala sobre o problema do mau cheiro do rio Pinheiros e Edson Aparecido, atual secretário da Casa Civil, explicou as intervenções previstas para a revitalização das Marginais, que devem iniciar em 2013. Clique para ler.

Relatório de Atividades 2012

Veja aqui nosso relato das principais atividades da Águas Claras em 2012.



São Paulo cria Grupo de Trabalho para despoluir o rio Pinheiros

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente deu um passo interessante na direção de inovar e de ousar para a despoluição do rio Pinheiros. Foi publicada no Diário Oficial a criação de um grupo de trabalho que deverá selecionar um conjunto de alternativas tecnológicas para a despoluição das águas contaminadas de nosso rio Pinheiros. Este grupo de técnicos deverá ainda definir os procedimentos para que se façam testes em escala piloto de cada uma das tecnologias selecionadas.
Certamente que cessar o lançamento de esgotos e poluentes no rio é o objetivo maior, que tem que ser perseguido intensamente. Mas, em paralelo, é preciso que se avance na identificação de tecnologias e processos para dar conta de uma situação de degradação das águas que é inaceitável.

Veja aqui a Resolução SMA-004, de 17-2013. A Águas Claras vai acompanhar as atividades deste grupo, apoiar a difusão das informações e a necessária transparência ao longo dos trabalhos.
The New York Times 'vasculha' profundezas dos rios de São Paulo Em dezembro de 2012, o portal do The New York Times apresentou o perfil de José Leonídio Rosendo dos Santos, 48 anos, mergulhador que há mais de 20 anos vasculha as profundezas escuras do Pinheiros e do Tietê. Quer saber o que ele já encontrou?

 

Copyright © Associação Águas Claras do Rio Pinheiros