Quem cuida do Saneamento Metropolitano?

A responsabilidade pelo saneamento em áreas metropolitanas é dos municípios, ou do Estado? A polêmica, que perdurou por anos, adicionou imensas dificuldades na definição e na execução de planos de investimento eficazes em regiões metropolitanas.
Hidroanel: logística e qualidade das águas

O hidroanel metropolitano vem se tornando um fato e não apenas um projeto. Em realidade, o hidroanel é, a cada momento, uma estrutura inexorável de apoio à logística regional. É também, um bom apoio à qualidade das águas. Na notícia deste link, você conhece uma das etapas de obras, sendo que esta já vai permitir a navegação de carga ao longo da maior parte da metrópole, cruzando-a de oeste a leste. Clique para ler.

É preciso lembrar que um imenso ganho ambiental para a qualidade das águas do Rio Pinheiros só será alcançada se o hidroanel for completado, trazendo para o Pinheiros a água de boa qualidade que hoje temos nas cabeceiras do Tietê. Veja aqui como seria o mapa deste hidroanel completo. Nesta imagem, a etapa cujas obras estão sendo contratadas está assinalada em verde. Clique para ler.

Águas Claras acompanha tecnologias de despoluição do Pinheiros

O Edital de Chamamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para que empresas interessadas testem suas tecnologias de despoluição das águas do Rio Pinheiros vem sendo acompanhado pela Águas Claras.
Vinte e três empresas inscreveram-se, sendo que vinte deverão efetivamente desenvolver testes. Veja aqui quais as empresas que apresentaram propostas de trabalho e cujas tecnologias deverão ser testadas em locais isolados, que simulam condições de vazão similares às do rio, e utilizando água e lodo do próprio rio.

Drogas presentes nos rios podem alterar comportamentos de espécies fluviais

Já divulgamos aqui em outras ocasiões a redução de fertilidade da fauna fluvial em função da presença de restos de anticoncepcional de uso humano nos esgotos. Agora vejam aqui: psicotrópicos encontrados nos rios são absorvidos pelos peixes e...

Aguas Claras na Folha de São Paulo

Artigo do Presidente e da Diretora Executiva da Associação Águas Claras no jornal Folha de São Paulo discute as origens da poluição que é lançada nos nossos rios e a complexidade das estratégias necessárias para a despoluição. Veja aqui o artigo na íntegra.

Passarela vai facilitar acesso à
Estação Santo Amaro do metrô

A Bayer, cuja sede localiza-se junto ao Rio Pinheiros, bem na foz do canal de Guarapiranga, está com obras bem avançadas de construção da passarela que vai permitir a pedestres e ciclistas acessarem a Estação Sto. Amaro do metrô, vindos desde os bairros da zona sul. É um projeto lindo, do arquiteto Roberto Loeb, inspirado na imagem das vitórias régias, como se a ponte fosse uma plantas aquática em suspensão. Veja aqui as imagens inspiradoras:

O Governador libera recursos para a expansão da ciclovia, agora na margem esquerda do Rio Pinheiros:

Informações sobre a fala do governador e nova passarela da Bayer:

Link 1: Clique para ler.
Link 2: Clique para ler.