Artigo no Valor Econômico

A pergunta é recorrente: porque os rios de nossas cidades são tão sujos? As causas são multilas, não se pode enfrentar um problema assim complexo com soluções simplistas. Veja aqui um artigo esclarecedor.
Tecnologias de despoluição do Rio Pinheiros estão em testes

Ao longo do mês de novembro e dezembro estarão sendo testadas uma série de tecnologias que podem vir a ser auxiliares fundamentais para a despoluição do Rio Pinheiros. Veja aqui porque precisamos delas e que tecnologias são essas.

Tietê e Pinheiros despoluídos em 30 anos?

O Governo do Estado apresenta sua proposta para as marginais dos rios Tietê e Pinheiros e para a despoluição dos rios da metrópole. Buscando envolver os municípios em compromissos e metas ambientais desde as regiões das nascentes, a perspectiva é de longo prazo. Em paralelo, projetos urbanísticos ambiciosos na região da cidade de São Paulo.

Os rios ocultos

A grande mídia passa a se ocupar dos rios. Artigo da Revista Veja On Line descreve a ‘caçada’ ao Córrego Saracura e um mapa mostra os córregos canalizados e enterrados de Sampa.

População da bacia do Córrego da Água Podre exige a melhorias ambientais

A revitalização de alguns dos córregos da Bacia do Rio Pinheiros ainda é possível. Mas para isso é preciso visão audaciosa, metas consistentes, planejamento cuidado, investimentos de vulto e evitar a descontinuidade entre governos. Na Bacia do Córrego do Jaguaré, as expectativas se frustraram com a paralização das obras municipais que poderiam garantir um parque linear e coleta de esgoto. Participe do blog dos moradores da região, organizados para a revitalização do córrego da Agua Podre: http://parqueaguapodre.blogspot.com/ Aqui, o documento em que os moradores expõem a situação desse córrego:

Metrô fará outra ciclovia no rio Pinheiros durante obra no monotrilho

A construção da ciclovia na margem esquerda do Rio Pinheiros era uma demanda antiga da Águas Claras. Agora avança a sua viabilização, com três iniciativas: a ponte para ciclistas e pedestres que a Bayer está concluindo sobre o Canal de Guarapiranga; a ciclovia que EMAE levará desde Guarapiranga até a ponte Transamérica e agora a ciclovia que o Metrô fará em continuidade, chegando até a ponte da Cidade Jardim.
O melhor é que o Metrô fará os acessos à ponte, para que os ciclistas possam cruzar o rio.

Expedição Multimídia do Córrego Água Podre em comemoração ao Dia do Butantã

O Bairro do Butantã faz 114 anos. Você conhece as águas dessa região? Os moradores e frequentadores da região com frequência passam, sem se aperceber, sobre córregos enterrados, nascentes soterradas, redes de esgoto e de aguas pluviais que se confundem e se misturam.

Estrelas, rios e cavalos
Por José Donizete Cazzolato

Rio Pinheiros insiste em viver
Reinaldo Canto – Carta Capital

Projetos alternativos para a despoluição do Rio Pinheiros
Por José Eduardo Cavalcanti